segunda-feira, 8 de abril de 2013

Em que linguagem programar?


imagem: http://www.sxc.hu/photo/1402391
 
Para mim o que importa é a lógica e a matemática. A linguagem de programação é apenas uma ferramenta. Aprenda a utilizar as ferramentas e seus recursos, e a matemática e a lógica dará vida as ideias.

Quando um problema é detectado, você utilizará a lógica e a matemática para a solução do mesmo. Quando já de posse da solução, ai partimos para dar vida a tudo que foi projetado logicamente. Então partimos para escolher as ferramentas que dispõem os recursos que estamos buscando.

Isto mesmo, não disse a ferramenta e sim as ferramentas. Portanto tenho que ter em mente que para ser programador não posso ser apenas um programador em Visual Basic, ou em Delphi ou Cobol, mas que devo conhecer as principais ferramentas e os recursos que cada uma tem em relação à outra, preciso conhecer o diferencial entre elas.

Quando se conhece os recursos de uma ferramenta, o seu diferencial entre uma e outra, e o que isto nos traz de benefícios na hora em que pintar um problema é o que vai ser o nosso ponto decisivo para uma ou outra linguagem de programação ou até mesmo duas ou mais.

A ideia é “quem trabalha é a maquina, eu apenas penso.” e “já inventaram a roda, então, para que perder tempo reinventando”? Então junte recursos de várias ferramentas para se obter o melhor trabalho final possível.

Um marceneiro quando apresenta o móvel pronto ao cliente, o cliente percebe que o trabalho foi bem feito e paga pelo mesmo. Mas o marceneiro sabe que ele teve que usar muitas ferramentas para obter o trabalho final.

Claro que é necessário que haja uma ferramenta em que vou me tornar especialista, seja Cobol, Visual Basic, ou Visual C, devo conhecer o mais profundo possível os seus recursos.

A maioria dos programas de computadores armazenam informações e isto é um fator importante para um programa de computador. Então, devo pelo menos ter o conhecimento básico de dois gerenciadores de banco de dados. Um pago e um gratuito.

Para que vou comprar um gerenciador de banco de dados se o programa que utilizarei não requer tantos recursos? Então apenas uso um gerenciador de banco de dados gratuito.

Outro fator importante é que no Sistema Operacional Linux existe várias ferramentas para programação gratuitas e isto não significa que não presta. A grande vantagem é que se a ferramenta não tem um determinado recurso, você pode criar e implantar o que falta na ferramenta afinal, você é livre para fazer isto.

Hoje nada justifica a pirataria de Software no Brasil. Respeite o direito dos outros e os seus serão respeitados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário