Em que linguagem programar?


imagem: http://www.sxc.hu/photo/1402391

Para mim o que importa é a lógica e a matemática. A linguagem de programação é apenas uma ferramenta.

Quando um problema é detectado, utilizamos a lógica e a matemática para a solução do mesmo. Quando já estamos de posse do plano lógico de solução do problema (fluxogramas e algoritmos), partimos para dar vida a tudo que foi projetado logicamente. Então é hora de escolher as ferramentas que dispõem dos recursos que estamos buscando.

Isto mesmo, não disse a ferramenta e sim as ferramentas. Portanto, temos que ter em mente que para ser desenvolvedor de software, não podemos ter domínio apenas do Visual Basic, Delphi, Cobol ou Python, mas conhecermos as principais linguagens de programação e os recursos que cada uma delas oferecem em relação à outra. Precisamos conhecer o diferencial de cada uma delas.

Quando se conhece os recursos das ferramentas, o diferencial entre uma e outra, o que este diferencial nos traz de benefícios, na hora em que aparecer um problema será este conhecimento que nos ajudará a decidir qual linguagem (ou quais linguagens) de programação será utilizada. Podemos usar uma ou mais no desenvolvimento de um mesmo software.

A ideia é “quem trabalha é a maquina, eu apenas penso.” e “já inventaram a roda, então, para quê perder tempo reinventando”? Então junte os recursos de várias ferramentas para obter o melhor trabalho final possível.

É necessário que haja uma linguagem de programação na qual precisamos ser especialistas, seja Cobol, Visual Basic, Visual C, etc. Devo conhecer o mais profundo possível os recursos da linguagem a qual nos especializamos.

A maioria dos programas de computadores armazenam informações e isso é outro fator importante para um programa de computador. Então, devemos pelo menos ter o conhecimento básico de dois ou mais gerenciadores de banco de dados. Um pago e um gratuito.

Para quê vou comprar um gerenciador de banco de dados se o programa que utilizarei não requer tantos recursos? Esta pode ser sua dúvida. Então, use gerenciadores de banco de dados gratuitos. Mas conheça outros que são pagos.

Outro fator importante é que no Sistema Operacional Linux existem várias ferramentas para programação e que são gratuitas.  Para aqueles que não querem investir em uma ferramenta paga, é uma boa opção. Isto não significa que por ser gratuitas não presta. A grande vantagem é que se a ferramenta não tem um determinado recurso, você pode criar e implantar o que falta, afinal você é livre para fazer isto.

Hoje nada justifica a pirataria de Software no Brasil. Respeite o direito dos outros e os seus serão respeitados.

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem